Close

Login

Close

Register

Close

Lost Password

Livro organizado por professora da UFSB destaca mulheres nos quadrinhos

Por Jeovanna Isabel

– O livro “Dossiê Mulheres e Arte sequencial: Elas pesquisam, Elas produzem”, organizado por Danielle Barros da Silva Fortuna, professora da Universidade Federal do Sul da Bahia(UFSB), tem ganhado destaque nacional. A obra reúne contribuições de 29 autoras de todo o Brasil.

Em 2023, a publicação foi indicada ao 35º troféu HQMIX, o principal prêmio de histórias em quadrinhos do país. Além de apresentar histórias em quadrinhos produzidas por mulheres, o livro também inclui artigos acadêmicos de mulheres sobre as HQs e está disponível para download gratuito.

Danielle Barros participa do livro com o capítulo “Processos criativos e reflexões poéticas em HQforismos sobre o sagrado feminino”. “Apesar de ter sido muito trabalhoso, foi gratificante. A produção de um livro dessa magnitude reunindo tantos talentos de diversos estados brasileiros em um trabalho feito de forma dedicada e altruísta, que demanda custos financeiros e muito do nosso tempo, em si já é um prêmio“ relata a pesquisadora.

Barros enfatiza que a obra tem o objetivo de fomentar discussões sobre temas como apropriações e apagamentos históricos, e a representação da mulher na arte sequencial. “Por muito tempo, seja nas ciências, nas artes quanto nas mais diversas áreas , a presença feminina e suas produções foram ignoradas e/ou apagadas”, comenta ela. “Dentro do processo de resgatar a memoria, divulgar a pesquisa e a produção atual das mulheres nas historias em quadrinhos, iniciativas importantes tem sido desenvolvidas no país nos anos recentes e são imprescindíveis para que este contexto se modifique.”

A pesquisadora sublinha a relevância do projeto ao destacar a necessidade de enfrentar a marginalização histórica das mulheres nas artes. “Obras como essa são pertinentes na medida em que contribuem para ampliar a visibilidade da produção feminina, sua diversidade, poética, metodologias, sagacidade, estetica, humor, critica social e relevância temática, evidenciando a criatividade no experimentalismo de cada autora ” afirma Barros. Ela explica que o livro visa não apenas evidenciar as dificuldades enfrentadas pelas mulheres, mas também celebrar a riqueza e a diversidade de suas criações.

Junto com  Barros, organizaram o livro Maiara de Almeida (IFRJ) , Cátia Ana Baldoino (UFG) e Nataly Alves (UFF). As seguintes quadrinistas e pesquisadoras têm obras no livro: Sônia M.  Luyten, Sabrina Brésio, Maiara Alvim, Isa de Oliveira, Rosemary Bezerra de Araújo, Fernanda Braga, Nataly Costa Fernandes Alves, Roberta Cirne, Rachel Cosme Silva dos Santos, Milena Larissa Varella de Azevedo, Juliana Loiola de Paula (Ju Loyola), Renata C. B. Lzz, Melinna Guedes Barros, Mariana Araújo de Brito, Regi Munhoz, Abilene de Sá Barbalho, Danielle Jaimes, Paloma Nogueira Nitão Diniz, Thais Linhares, Lya Calvet, Naiara M. Saqueto, Rafaela Dourado Leobas e Cátia Ana Baldoino da Silva.

A obra está disponivel para download gratuito no seguinte link:

https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/688/o/Desenredos.pdf

Compartilhe!

Curtiu?

4